Fisioterapia na cirurgia bariátrica

O número de pessoas que sofrem de obesidade mórbida e recorrem a cirurgia bariátrica é cada vez mais crescente em todo o mundo. Embora muitos ainda considerem o procedimento simples são necessários alguns cuidados para garantir o sucesso absoluto da cirurgia e a Fisioterapia na cirurgia bariátrica tem um papel fundamental nesse sentido.

Orientações de atividades simples realizadas antes e depois da cirurgia e exercícios respiratórios, podem melhorar a condição respiratória e prevenir algumas complicações graves no pós-cirúrgico, por isso a fisioterapia especializada em cirurgia bariátrica é tão importante tanto no pré-operatório, quanto no pós.

Mas qual a função da Fisioterapia na cirurgia bariátrica?

Com a fisioterapia respiratória pode-se evitar diversas complicações.

Com a fisioterapia respiratória pode-se evitar diversas complicações.

Embora, muitos associem a fisioterapia ao restabelecimento de problemas ortopédicos, quando aplicada na cirurgia bariátrica o contexto é bem mais amplo. Com a fisioterapia respiratória pode-se evitar diversas complicações como: pneumonia, derrame pleural (presença de líquido entre as pleuras) e atelectasia (fechamento total ou de uma porção do pulmão).

Já com a fisioterapia motora a prevenção é de surgimento de trombose venosa profunda (TVP) (formação de coágulos sanguíneos nas pernas) e embolia pulmonar (bloqueio da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por sangue coagulado de uma veia), uma das complicações mais sérias no pós-operatório.

Para o sucesso da cirurgia é importante também que, além da fisioterapia, todos os profissionais da equipe multidisciplinar estejam envolvidos, assim seguindo todos os cuidados no pré-operatório e o comprometimento e dedicação do paciente, a recuperação será bem mais rápida e a probabilidade de complicações com certeza será  reduzida.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *